MINHA ÁRVORE TEM HISTÓRIA
Que as histórias aqui contadas pelos integrantes do Grupo Ambiental simbolizem nossas ações e que o amor seja constante na vida destes
jovens que fazem da proteção do Meio Ambiente sua bandeira.
UMBUZEIRO

Segundo a minha bisavó, esta árvore já existia na propriedade no ano de 1953, quando ela e meu bisavô se casaram e foram morar aqui na Harmonia, esse umbuzeiro, na época, já tinha um porte médio. O umbuzeiro deve ser bem gostoso, porque as vacas disputam bastante seus frutos, folhas e galhos que caem com o vento, e gostam se se abrigar debaixo da sombra dele. Este umbuzeiro tem mais se 67 anos, e se repararem bem, ele é lindo em todos os seus detalhes.
Luan Holz Schwartz
CEREJEIRA
Michele Rutz
ARAUCÁRIA
Esta é a árvore da minha história. É a araucária. Conheci ela quando minha família se mudou para esta propriedade. Em 2016 teve um concurso na escola de localizar árvores nativas antigas na localidade. Era medido a espessura de seu tronco. E ela foi reconhecida e eu ganhei um prêmio. Ela tem muitos anos de existência. E assim fico feliz de ter uma árvore importante e linda na minha propriedade para cuidar.
Flávia Krüger
UMBUZEIRO
Essa árvore me traz muitas lembranças de quando eu era pequena e gostava de brincar nela pelo motivo dela ser bem grande e ter vários galhos, gostava de brincar nela com frequência.
Outro momento especial foi uma vez em que teve um concurso na escola, em 2016, de quem media a árvore mais grande onde eu participei e medi essa mesma árvore mais foi uma pena que ela não ficou em primeiro lugar.
Foram momentos inesquecíveis!
Jéssica Barz
CEDROS
Estes são Romário e Ramona, cedros bem fotogênicos, que estão aí desde que eu nasci! A Ramona é que está na direita, e o Romário o que está na esquerda. Quando tiro fotos minhas na rua, eles amam aparecer, estão sempre dando um toque especial para as minhas fotos, marcando presença. Quando minha avó veio morar nesta casa, eles já estavam aqui, então ela chuta que eles têm uns 58 anos pra cima. Eles são casas de pássaros, e fazem uma ótima sombra para sentar na grama e brincar com o cachorro, ou para quando estou aguardando o ônibus da escola chegar, ou seja, são muitas utilidades! Sem falar da beleza deles. Gosto destas árvores como se fossem meus bichos de estimação, espero que elas gostem de mim do mesmo jeito!
Amanda Pagel Blank
LARANJEIRA
A natureza precisa de árvores para colorir o mundo e a cor verde é a vida. Sem a cor verde o mundo fica triste. Vamos cuidar do mundo plantando árvores?
A minha laranjeira já está produzindo frutos para nossa alegria e festa dos pássaros.
Carlos Roschildt
IPÊ AMARELO
Shaiane Hermann
AMOREIRA
Essa é a árvore que é importante pra mim pois é lá que sempre espero o ônibus escolar, além de uma sombra muito boa também dá deliciosos frutos! As amoras.
Nathana Venzke
PAINEIRA
Esta é a minha paineira. Ela foi plantada em dezembro de 2019. Foi presente de amigo secreto realizado no grupo ambiental. Quem me presenteou foi a aluna Shaiane Herrmann. Ela sabe a felicidade que me proporcionou. Sempre sonhei ter uma. Acho ela uma árvore linda, de uma beleza ímpar. Imagino-a gigante, frondosa, cheia de grandes e abundantes flores róseas. Seus frutos liberam a paina. Já sonho com flocos de algodão a voar.
Profª Nair Lüdtke
CEREJEIRA
Hoje é o Dia da árvore. Esperei para plantar minha muda neste dia. É uma muda de cerejeira. Ganhei da professora Nair, na escola. Quem doou a muda foi a professora Simone Dallmann, da Pérola Ambiental. Plantei na frente da minha casa para cuidar e amar. Será uma linda árvore com minha história. Amo jardins com árvores.
Stefani Neitzke
AMOREIRA E FIGUEIRA
A árvore é muito importante em nossa vida. Tanto para nosso conforto quanto para o meio ambiente. Para o nosso conforto ela oferece madeira para móveis, casa, a celulose, o látex.... No meio ambiente se acabarmos com as árvores, não teremos sombra, as chuvas serão escassas, os pássaros não terão alimento e nem onde fazer seus ninhos.
Kaio Barbosa
FIGUEIRA
Esta é uma Figueira, ela foi plantada lá pelo ano de 1969, na época foi plantada para servir de abrigo e também de sombra para os animais. Hoje ela já não faz mais o mesmo papel, os arredores da árvore fazem parte da lavoura e assim servem de sombra para as pessoas que estiverem por lá e quiserem sentar-se e descansar um pouco. Por ser uma árvore grande, tem sombra de sobra.
Tamires Behling
Charge
Ivo Igansi Júnior
Nenhum comentário:
Postar um comentário