domingo, 14 de julho de 2019

Doença da Folha Verde do Tabaco Por Débora Carvalho Meldau

Por Débora Carvalho Meldau
A doença da folha verde do tabaco (DFVT) trata-se de uma forma de intoxicação aguda resultante da absorção dérmica (pela pele) da nicotina presente na folha da Nicotiana tabacum (planta do tabaco ou pé de FUMO), sendo, portanto, uma enfermidade (doença) que acomete, em especial, á agricultores que trabalham com o cultivo dessa planta.
Nos anos de 2007 e 2008, a Secretaria de Vigilância em Saúde realizou investigações epidemiológicas visando corroborar a presença desta doença, pela primeira vez, no Brasil, mais especificamente no Nordeste. A pesquisa realizada neste período identificou 107 casos da DFVT. Até então, esta doença não havia sido relatada em nenhum país da América Latina, somente nos Estados Unidos, Índia, Japão, Malásia e Itália.
As manifestações clínicas apresentadas pelos indivíduos intoxicados são:
  • Cefaléia (dor de cabeça)
  • Vertigem (tonturas)
  • Náusea (ânsia de vômito);
  • Vômito;
  • Fraqueza;
  • Cólica abdominal.
O diagnóstico é feito com base no histórico de exposição ao cultivo de tabaco, análise clínica e dosagem do nível de nicotina no organismo. Esta mensuração é feita por meio da dosagem de cotinina na urina, sangue e saliva. A cotinina consiste em um marcador de exposição para evidenciar o quanto de nicotina foi absorvida pelo organismo. Quando estes valores se encontram acima de 10 ng/ml significa que o indivíduo exposto à nicotina pode desenvolver a DFVT de forma aguda e mais adiante, como consequência, outras doenças relacionadas, como neoplasias (tumores, podem ser cancerigenos ou não), doença pulmonar obstrutiva crônica Diminuição da capacidade de respirar), patologias cardiovasculares (problemas de coração) e abortos.

A prevenção desta moléstia é feita por meio do uso de equipamentos de proteção individual, como luvas, manga comprida e calça comprida, capas impermeáveis, evitando trabalhar com a planta ou roupas molhadas, bem como nos horários de umidade mais elevada (orvalho da manhã e durante as chuvas). O ato de higienizar as mãos durante o trabalho também pode ajudar a diminuir a absorção da nicotina pelo organismo.
  
 
AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário