terça-feira, 25 de junho de 2019

Promotora faz palestra na escola

  • CRISTIANA MÜLLER CHATKIN - 2º PROMOTOR DE JUSTIÇA DA PROMOTORIA DE JUSTIÇA DE SÃO LOURENÇO DO SUL .
  • A promotora visitou a escola e deu uma palestra sobre o estatuto da criança e do adolescente para os alunos da escola. Falando sobre direitos e deveres e sobre punições para menores infratores.
  • Algumas informações relevantes sobre o estatuto da criança e do adolescente:
  • Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) é o conjunto de normas do ordenamento jurídico brasileiro que tem como objetivo a proteção integral da criança e do adolescente, aplicando medidas e expedindo encaminhamentos para o juiz. É o marco legal e regulatório dos direitos humanos de crianças e adolescentes. 
  • O Estatuto divide-se em 2 livros: o primeiro trata da proteção dos direitos fundamentais à pessoa em desenvolvimento e o segundo trata dos órgãos e procedimentos protetivos.
    Encontram-se os procedimentos de adoção (Livro I, capítulo V), a aplicação de medidas sócio-educativas do Conselho Tutelar e também dos crimes cometidos contra crianças e adolescentes.

    Conceitos de criança e de adolescente

    Para o ECA é considerada criança a pessoa com idade inferior a doze anos e adolescente aquela entre doze e dezoito anos de idade, culturalmente no Brasil se considera adolescente a partir dos 13 anos. Outra diferença entre a lei e cultura é o Estatuto da Juventude, LEI Nº 12.852, que considera jovem a pessoa até vinte nove anos de idade, mas que culturalmente no Brasil se considera até vinte quatro anos de idade. Para a prática de todos os atos da vida civil, como a assinatura de contratos, é considerado capaz o adolescente emancipado.]

    Apreensão

    O adolescente pode ser apreendido em flagrante em um roubo ou em outros atos infracionais, assim como pode ser responsável pelos seus próprios atos.

    Medidas socioeducativas

    As medidas socioeducativas são aplicadas apenas pelo Juiz e apenas aos adolescentes, uma vez que, crianças apenas recebem medidas protetivas.
    As medidas socioeducativas são:
    Advertência, que é uma admoestação verbal;
    Obrigação de reparar o dano: medida aplicada quando à dano ao patrimônio, só é aplicada quando o adolescente, tem condição de reparar o dano causado.
    Trabalhos Comunitários: tem tempo máximo de 6 meses, sendo 8 horas semanais, sem atrapalhar estudos ou trabalhos, ficando seu cumprimento possível para feriados e finais de semana.
    Liberdade Assistida, tem prazo mínimo de 6 meses, sendo que o adolescente é avaliado a cada 6 meses.
    Semi liberdade: já é uma medida socioeducativa mais agravosa também tem prazo mínimo de 6 meses.
    Internação: é regida por dois princípios: da brevidade e da excepcionalidade.
    Brevidade, porque não é decretada o tempo na sua sentença, embora tenha prazo mínimo de 6 meses e máximo de 3 anos.
    Excepcionalidade, porque é aplicada apenas em três casos:
    a) quando a infração for estupro, furto seguido de agressão, roubo, homicídio;
    b) quando o menor é reincidente;
    c) quando do não cumprimento de medida socioeducativa sentenciada anteriormente, neste caso excepcionalmente o prazo máximo é de 3 meses.

    A escola agradece a visita da promotora.
     

segunda-feira, 24 de junho de 2019

Guri de Uruguaiana apoia Vaquinha da escola

O guri de Uruguaiana esta apoiando nosso projeto.
Ajude o projeto da Escola Municipal Francisco Fromming de São Lourenço do Sul/RS. Com o slogan ''Uma tampinha ajuda a educação, várias fazem a transformação'' os alunos estão arrecadando tampinhas que serão vendidas para reciclagem. O objetivo é construir o laboratório de ciências. Vamos ajudar a impulsionar esse trabalho de consciência ambiental e comprometimento! 

quinta-feira, 13 de junho de 2019

NOME COMPLETO: NÍCOLAS DETTMANN STRELOW

NOME DOS PAIS: Simone Dettmann Vilson Wolter Strelow

ÉS ESTUDANTE ? QUAL O ANO E ONDE ESTUDAS?  Escola Estadual de Ensino Fundamental Ministro Poty Medeiros 7° ano

QUANDO COMEÇOU A TRAJETÓRIA NO ESPORTE: Começou em Agosto de 2016

ONDE ATUAS ATUALMENTE: No S. C. Internacional

O QUE TE INCENTIVOU: O seu incentivo foi seus pais porque ele viu uma chance melhorar a vida dos pais

JÁ PENSOU EM EXERCER OUTRA PROFISSÃO: Não, futebol foi a única profissão que ele quis exercer

LEMBRANÇAS DA ESCOLA FRANCISCO FRÖMMING: Uma época que ele se lembra, foi os jogos que participava na cidade pelo colégio e as festas também que a escola proporcionava

QUE CONSELHO DARIAS AOS ALUNOS DA ESCOLA: Que nunca desistam dos seus sonhos por mais duros que seja o caminho até ele porque se você quer aquilo você corre atrás e no futuro verá que tudo valeu a pena

PRETENDE CONTINUAR NO INTER: Pretende sim até porque é seu clube e é seu sonho chegar até o profissional do inter.

Entrevista realizada pelo Messenger
Nome completo: CATARINE PEGLOW KLUMB
Nome dos pais: Neiva e Jefferson
Data de nascimento:Dia 8 de Julho de 1994

Profissão: Músico e trabalha em projetos compartilhando o seu conhecimento e o seu talento. Projetos com músicas em língua alemã, canta profissionalmente na banda e da aula particular. 

Quando começou: Profissionalmente em 2014 Mas começou com 11 anos de idade 

Qual foi seu incentivo: Família Lembranças da Francisco Frömming: Olimpíadas das cores, Grupo Ambiental, Grupo de Danças Lustige Freunde e a escola também lhe deu espaço a música , e leitura e língua alemã. 

Qual é a experiência de estar nessa carreira: É gratificante porque você lida com pessoas e divide seu conhecimento dando aulas. 

Você já pensou em exercer outra profissão: Queria ser policial ou veterinária. Mas isso quando era menor. 

 Curiosidades: Enquanto estava na escola era da cor Azul nas Olimpíadas das cores, participava dos JERGS. Sempre foi uma aluna dedicada. Ganhou um prêmio de maior árvore do Grupo Ambiental. Tinha várias atividades para preservar o meio ambiente. Quando Catarine voltou à escola viu que havia coisas diferentes, não tinha teto no pátio, sua matéria favorita era Educação Física e Português e a matéria que podemos dizer que ela não se dava muito bem era Matemática. Muito participativa. 

Alunas responsáveis pela entrevista : Amanda e Shaiane

Ciclo de entrevistas

JUVENTUDE
 
O Programa Verde é Vida da Afubra tem a Ação Conjunta programada para 12 de Agosto, Dia da Juventude. Neste dia, todas as escolas parceiras farão atividades alusivas à data.
 
Da Revista JUVENTUDE “Os jovens necessitam de algo que os dê sentido. Se eles se envolvem em atividades nas quais possam colocar em prática os valores que aprenderam, se desenvolverão como seres humanos de forma plena. O mundo necessita de líderes. Os jovens precisam ter voz e saber ser cidadão, de ter consciência da sua liberdade, seus direitos e deveres  e de suas responsabilidades. Quanto mais jovens líderes, éticos, solidários e dignos, menos exploração, violência e corrupção teremos.”
 
A proposta do jornal é destacar alguns ex-alunos.
 

Clique nos links abaixo para abrir as entrevistas

quarta-feira, 12 de junho de 2019

Papa Latas

Novidade na Festa Escolar
 
O Grupo Ambiental Natureza em Harmonia, inovou com o PAPA-LATAS trocando latinhas por balas e marshmallows. Fazendo a diferença nos projetos da escola. 






terça-feira, 11 de junho de 2019

Festa escolar foi um sucesso

Aqui registros da festa da escola.
Agradecemos a comunidade escolar, as escolas que nos visitaram, e aos pais que tornaram essa festa maravilhosa possível.